Do arquiteto: Ecork é um Hotel em Évora , Portugal, que conta com um spa , health club, ginásio, restaurante, bar, salas de reuniões , piscina exterior e 56 bungalows.
Construído entre um conjunto de sobreiros e oliveiras, o plano geral é inspirado nas vilas medievais de Alentejo, onde era comum encontrar um complexo principal (Castelo) e vários edifícios brancos ao seu redor.
O hotel e todos os serviços relacionados estão reunidos em um único edifício, liberando o terreno para os bungalows.
Influenciado pela arquitetura vernacular e árabe (muito presente no sul de Portugal), foi criado um volume monolítico com pequenas aberturas para o exterior, que juntamente com o revestimento de cortiça, totalmente reciclável, garante protecção térmica ao edifício.
Construído em torno de um grande pátio, o layout foi concebido de forma a tirar vantagem dos ventos cruzados e da circulação de ar, reduzindo assim o consumo de energia ao mínimo necessário.
A fim de garantir a menor ocupação possível e uma panorâmica geral para a paisagem Alentejana, a piscina exterior e o bar estão localizados no terraço do edifício principal.
Todos os 56 bungalows são suites e a sua implantação - espalhados entre as oliveiras - é determinada pela estrutura das vias internas. Esses caminhos são lidos como uma série de volumes e superfícies abstratas brancas.